Como o próprio título sugere, este curso é o primeiro estágio para quem deseja ingressar na área de Segurança de forma legalizada, já que, para a legislação de Segurança Privada no Brasil, o único profissional habilitado de direito a exercer a atividade chama-se “O VIGILANTE”.
A legislação prevê carga horária de 200 horas/aula para este curso, sendo obrigatórias as seguintes matérias:
- NOÇÕES DE SEGURANÇA PRIVADA
- RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
- LEGISLAÇÃO APLICADA E DIREITOS HUMANOS
- SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME ORGANIZADO
- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
- PRIMEIROS SOCORROS
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- DEFESA PESSOAL
- ARMAMENTO E TIRO
- VIGILÂNCIA
- RADIOCOMUNICAÇÃO
- NOÇÕES DE SEGURANÇA ELETRÔNICA
- NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICA DE ENTREVISTA PRÉVIA
- USO PROGRESSIVO DA FORÇA
- GERENCIAMENTO DE CRISE
Algumas matérias são teóricas, sendo a Avaliação de forma objetiva (10 questões) e é considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 6 pontos num máximo de 10 pontos; outras matérias são práticas, sendo a Avaliação de forma prática, como por exemplo: Educação Física, Defesa Pessoal e Armamento e Tiro. As matérias de Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros serão avaliadas de forma simulada. Na matéria Armamento e Tiro (AMT) será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo 60% de aproveitamento na Verificação Final (10 Tiros de Revolver).
O curso tem duração de 20 dias, de segunda à sexta, exceto quando tiver feriado que faremos a reposição no sábado a escolha da Escola Gideão. As aulas são ministradas das 07:30 às 18:00h com intervalo de almoço das 12:00 às 13:30h.